Matemática

 

Curso: Matemática

 

Mestrado integrado

 

Duração: 5 anos

 

De acordo com o processo de Bolonha: Sim

 

Universidades a nível nacional onde é leccionado:

 

Médias das Universidades Publicas de Lisboa

 https://www.acessoensinosuperior.pt/detcursopi.asp?codc=9209&code=0701&frame=1

 

Provas de Ingresso

Um dos seguintes conjuntos:
16 Matemática
      ou
02 Biologia e Geologia (B)
16 Matemática
      ou
02 Biologia e Geologia (G)
16 Matemática
      ou
07 Física e Química (F)
16 Matemática
      ou
07 Física e Química (Q)
16 Matemática

Objectivos

A licenciatura em Matemática visa a aquisição de conhecimentos básicos nos vários ramos da matemática (incluindo Análise, Álgebra, Geometria e Análise Numérica) e suas interacções e aplicações em áreas afins. Estes conhecimentos devem possibilitar o acesso a qualquer formação complementar (2.º ciclo) na área da matemática, quer esta seja dirigida para a investigação, para o ensino ou para o mundo empresarial e dos serviços. 
Este curso possibilita a aquisição de uma capacidade de aprendizagem autónoma dos conhecimentos, em particular teoria e modelos matemáticos de nível intermédio, envolvendo a selecção e consulta de bibliografia e o diálogo com especialistas. O licenciado em Matemática obtém competências de ponderação, sistematização, espírito crítico, argumentação e comunicação em situações de resolução de problemas e tomadas de decisão.

Aprofundamento da formação científica em Matemática, nomeadamente nas suas três áreas fundamentais: Álgebra, Análise e Geometria. 
Leque de opções que permite ao aluno seguir as suas áreas de estudo preferidas. Professores com muito experiência em estudos de pós-graduação e com trabalho internacionalmente reconhecido. 

Saídas Profissionais

 

(Licenciatura)
Funções/áreas: Esta licenciatura é o primeiro passo para o acesso à docência nos ensinos universitário, politécnico e pré-universitário (ensinos básico e secundário), bem como para o exercício da investigação científica em laboratórios científicos e em instituições universitárias, nacionais ou estrangeiras. Para além dos percursos de docência e investigação, os recém-licenciados em Matemática têm encontrado emprego em carreiras técnicas superiores, quer em serviços públicos, quer em empresas privadas (nomeadamente, em bancos e seguradoras), tal valorização deve-se às capacidades de abstracção, raciocínio e espírito crítico que são adquiridas com uma licenciatura em Matemática.

Onde exercer: Organismos públicos e privados: laboratórios científicos, instituições universitárias, institutos superiores politécnicos, instituições de ensino, banca, seguradoras e autarquias.

 

(Mestrado)
Banca e grandes empresas, ensino superior e Investigação.