Engenharia de Arquitectura Naval

 

Engenharia e Arquitectura naval

Grau: Lic-1ºcic 

Universidades onde é Leccionado:

Universidade Técnica de Lisboa

 

Duração: 3 anos

 

Médias

http://www.acessoensinosuperior.pt/detcursopi.asp?codc=9911&code=0807&frame=1

 

Provas de Ingresso

Um dos seguintes conjuntos:
07 Física e Química (F)
16 Matemática
      ou
07 Física e Química (Q)
16 Matemática

 

Objectivos:

Dar formação especializada que permita desempenhar as funções de Engenheiro Naval tal como são descritas pela Ordem dos Engenheiros. Os Mestres em Engenharia e Arquitectura Naval ficam habilitados para o desempenho de actividades de engenharia, incluindo a concepção, relacionadas com todos os tipos de veículos que utilizam o mar e as águas interiores como meio de transporte, de exploração de recursos e de actividades de recreio. Como tal têm responsabilidade no projecto, construção, manutenção e gestão de todos os tipos de navios, embarcações e estruturas flutuantes.

Diploma:

Mestre em Engenharia e Arquitectura Naval

 

Conteúdo:

 

Saídas Profissionais
Como existe apenas um mestrado desta especialidade no país, os profissionais com esta formação têm tido uma grande procura por parte das entidades empregadoras, nomeadamente para trabalhar em; gabinetes de projecto e engenharia, estaleiros navais, empresas de peritagem e inspecção, armadores de navios, administrações portuárias, ensino superior e investigação, diversas indústrias e serviços.

Descrição do Plano Curricular

O plano curricular do mestrado em Engenharia e Arquitectura Naval compõe-se de um tronco comum (60 ECTS) que se desenvolve ao longo do 1º ano. No 2º ano, com 60 ECTS incluindo uma dissertação/projecto, desenvolvem-se duas áreas de especialização alternativas:

Projecto e Construção Naval; Transportes Marítimos e Portos.