Biologia

 

Licenciatura 1º ciclo em Biologia

 

Curso organizado de acordo com o Processo de Bolonha

 

Faculdades onde é leccionado a nível nacional

 

Duração: 3 anos

Concurso: Nacional

Vagas para 2008/2009: 180

Tipo de Ensino: Ensino Superior Público Universitários

 

Provas de ingresso:

 Biologia e Geologia ou Física e Química ou Biologia e Geologia e Matemática

 

Classificações mínimas 2008/2009:

Nota de Candidatura: 100 pontos
Provas de Ingresso: 95 pontos

 

Fórmula de cálculo 2008/2009:

Média do secundário: 50%
Provas de ingresso: 50%

 

Dados Estatísticos de Candidaturas Anteriores:

http://www.acessoensinosuperior.pt/detcursopi.asp?codc=9011&code=0701&frame=1 ou no anexo DECA

Plano de estudos (Faculdade de Ciências de Lisboa): http://acesso.fc.ul.pt/pdf/planos_estudo08/Biologia.pdf

 

Objectivos:
A Biologia visa a aprendizagem dos conceitos fundamentais inerentes aos sistemas vivos, afirmando-se como uma das ciências com maior desenvolvimento e impacto nas sociedades modernas. Desde a sequenciação de vários genomas, nomeadamente o da espécie humana e de várias espécies agrícolas de que depende a nossa sobrevivência como sociedade, aos problemas de sustentabilidade dos ecossistemas e da conservação da biodiversidade, as implicações sociais e culturais da Biologia atingem escalas sem precedência na história da humanidade.
A FCUL tem larga tradição e grandes responsabilidades no ensino da Biologia já que em anos recentes se tem afirmado como a escola de referência nesta área científica, cativando mais alunos e com melhores médias académicas que qualquer outra a nível nacional. Na base deste sucesso de cativação de alunos tem estado um esquema de entrada única, sólida formação pluridisciplinar nos dois primeiros anos (tronco comum) e um leque de opções académicas de especialização que mais nenhuma escola oferece.

 

Saídas Profissionais:

Funções:
Investigação Fundamental e Aplicada nas áreas da Saúde, Biotecnologia, Ambiente, Biodiversidade e Conservação. Habilitação para frequentar o 2º ciclo de docência de Ensino Universitário, Politécnico e Secundário. Técnico de Análises Biológicas. Consultor. Divulgador Científico nos Media. Gestor da Qualidade Ambiental. Técnico de Museologia. 

Tipo de Empregadores: 
Administração Pública, Autarquias, Universidades, Institutos Politécnicos, Escolas do Ensino Secundário, Laboratórios de Investigação Científica, Empresas de Biotecnologia, Empresas ligadas ao Ambiente e à Biomedicina, Laboratórios de Análises Clínicas, Biológicas e de Qualidade do Ambiente, Parques e Reservas Naturais, Museus.

 

Para ver mais informações sobre o acesso às outras faculdades com o curso: http://www.acessoensinosuperior.pt/indcurso.asp?curso=9011&frame=1